quarta-feira, 27 de abril de 2011

Duas vizinhas novas por 5 dias e muita beleza no Santa Marta

Por Thiago Firmino

Tudo começou na sexta-feira da semana passada, quando estava chegando no Santa. Eram vários carros de filmagem estacionados na ladeira, vans e uma galera descarregando equipamentos para levar no bondinho. Curioso, fui perguntar o que estava acontecendo. E um morador que trabalhava com eles me contou que seria feita uma gravação da TV Record. Melhor ainda. Ele me disse que a Mulher Samambaia (Dani Souza) e a ex-panicat Piu-Piu (Lisiane) iriam morar na comunidade durante cinco dias. Quase não acreditei. Aquelas duas deusas ficariam perto da minha casa noite e dia. Quase um sonho! Subi as escadas correndo para saber o que estava acontecendo lá no alto. Quando cheguei elas já estavam dentro da casa escolhida pela produção do programa para receber as duas beldades. A casa fica na altura da estação 3 do bondinho, bem pertinho da minha. Me aproximei, expliquei que trabalho com arte e cultura no Santa Marta e logo ganhei a confiança da equipe. Acompanhei fotografando os cinco dias de gravação deles aqui na comunidade.



O dia mais legal foi no domingo, quando as meninas subiram para o campinho do pico, onde acontece um campeonatinho de futebol. A rapaziada ficou doida, claro. As meninas colocaram a chuteira e foram para o campo junto com o time feminino aqui do Santa Marta. Depois de noite teve uma festa na laje do Michael Jackson. Falaram que a Mulher Moranguinho apareceu também, completando o time de gatas.
Pelo que percebi nas gravações, a ideia do programa era fazer as meninas viverem a vida de morador de comunidade mesmo. Elas faziam a comida na casa, lavavam pratos, ajudavam nas tarefas domésticas. Teve um dia que elas foram para a praia de Copacabana e ajudaram o morador a vender cural e milho. Imagina como foram as vendas, né? Sucesso total.



No dia do futebol consegui trocar uma ideia com a Dani Souza. Ela é muito simpática e humilde, deu vários conselhos para as meninas. Tinha um grupo que queria faltar a escola para acompanhar as gravações e ela reclamou, brigou mesmo com as meninas, disse que isso não estava certo. As meninas aqui do time feminino não têm camisa, uniforme. Ela soube e se comprometeu a comprar um jogo de camisa para entregar depois. Falou até que vai depositar na minha conta o dinheiro. Achei muito legal essa atitude dela. Onde as duas passavam, tratavam muito bem os moradores. Foi tudo muito legal. Interessante também contar que a equipe da TV Record contratou moradores da comunidade, evitou trazer gente de fora.



A despedida foi uma choradeira só. Elas ficaram muito amigas mesmo das meninas. Todo mundo desceu a favela atrás delas, que estavam carregando as malas. Foram cinco dias muito intensos com o pessoal da casa que elas ficaram. A Piu-Piu e a Samambaia também choraram muito, principalmente quando entraram no táxi para ir embora.
Agora é esperar o programa passar, acho que será no domingo dia 01 de Maio de 2011.





Assistam o vídeo no YouTube do programa gravado na Ana Rickman
http://www.youtube.com/watch?v=G1gciOxVVnA&feature=player_embedded

quinta-feira, 7 de abril de 2011

AEROMODELISMO no SANTA MARTA

Ele é o cara das manobras radicais do AEROMODELISMO no Santa Marta.


Estou falando do Pedro Simão de Araújo de 54 anos, morador do Santa Marta desde 1993, especialista   e praticante de AEROMODELISMO.
   Sua historia é longa. Ele morava na rua, próximo ao Santa Marta na Rua Marechal Francisco de Moura e depois a familia resolveu ir pro Nordeste. Chegando lá as coisas não foram nada boas pra ele. Devido a vários problemas pessoais e financeiros resolveu voltar pro Rio de Janeiro novamente e comprar sua casa na favela onde já tinha muitos amigos e conhecidos por morar proximo. Depoisde ficar na depressão devido as coisas não terem dado muito certo no Nordeste,  pra não ficar parado, como já gostava, resolveu encarar a coisa séria e começou a praticar o AEROMODELISMO, praticando seus voos e contruindo suas aeronaves e se especializando na coisa.
   Hoje o filho dele mais novo já pilota e o que mais deixa ele feliz é que ele faz o que gosta e a adimiração das pessoas e os elogios pela prática do aeromodelismo no espaço aéreo da favela.




   Sempre que ele pratica seus voos na Arena no Santa Marta a mulekada toda corre pra assistir e curtir as manobras radicais que ele faz nos céus da favela e os rasantes proximos as casas.
   Conversando com ele senti que uma das grandes vontades dele é poder ensinar a garotada a fazer suas próprias aeronaves e praticar perfeitamente o aeromodelismo controlado por meios de um transmissor de rádio frequência.

   Vamos ver se conseguimos fazer com que ele possa ensinar a garotada a pratique o aeromodelismo e criem suas proprias aeronaves para que com essa bela iniciativa ele possa montar um mini-projeto para conseguir apoiadores. Torço por ele e pela garotada.


Thiago Firmino
Favela Santa Marta Tour