segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Bloco Pela Saco agita Botafogo.

IMG_5586IMG_5574IMG_5582IMG_5587IMG_5592IMG_5590
IMG_5589IMG_5597IMG_5593IMG_5604IMG_5611IMG_5605
IMG_5614IMG_5612IMG_5620IMG_5618IMG_5619IMG_5623
IMG_5625IMG_5628IMG_5633IMG_5630IMG_5637IMG_5636
Bloco Pela Saco, um álbum no Flickr.


O bloco que surgiu na Favela Santa Marta já tem 11 anos de desfile pelas ruas de Botafogo. Tudo começou em uma brincadeira de amigos com o futebol, quando surgiu o nome Péla Saco. Os integrantes da bateria tocam em grandes blocos da Zona Sul, como o Suvaco de Cristo, o Barbas e o Imprensa que Eu Gamo, e na escola de samba da comunidade.

- A gente trabalhava na escola de samba e não tinha tempo para aproveitar o Carnaval. Mas todos queriam curtir. Foi aí que surgiu a ideia do bloco – explica o carnavalesco Antônio Guedes, que também faz parte da diretoria.

O desfile do bloco aconteceu sábado, 25 de Fevereiro. A concentração rolou às 16h na Praça Corumbá, em Botafogo, que fica em frente à favela.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Vídeo do desfile da Gres. Mocidade Unida do Santa Marta

Um breve clip do desfile da Gres Mocidade Unidas do Santa Marta na Intendente Magalhães. Vídeo com muita emoção e garra dos participantes e integrantes da escola. Já já  o dvd do desfile estará disponivel para os interessados.

A escola ficou em 3 lugar. Parabens para todos os envolvidos no desfile e diretoria da escola. Um belo desfile, bateria nota 10 e muita emoção foi a passagem brilhante da escola.



Gostou? Deixe seu comentário abaixo.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Mix TV e programa Rota Mix no Santa Marta


Caco de Castro apresentador da Mix Tv continua viajando o país em busca das melhores baladas e belos pontos turísticos. No programa, ele e a equipe do Rota Mix explorou o Rio de Janeiro para entender porquê a cidade é conhecida como maravilhosa! Confira aqui, na íntegra.



A Mix Tv e o programa Rota Mix tras pra você  tudo sobre a cidade do Rio de Janeiro! O Caco de Castro foi até a comunidade Santa Marta, a primeira a ser pacificada na cidade e que já recebeu artistas como Madonna, Michael Jackson e Vin Diesel, além de ter sido cenário do filme “Tropa de Elite“.


Assistam os videos e a visita de Caco ao Rio de Janeiro com  Thiago Firmino (Guia Local).


Click no Link pra assistir os videos. Thiago Firmino aparece no segundo vídeo mostrando a Favela Santa Marta pro apresentador.


http://www.mixtv.com.br/programas/rotamix/rota-mix-visita-o-rio-de-janeiro-assista/









sábado, 11 de fevereiro de 2012

Empreendedorismo no Morro


Mais uma matéria onde Thiago Firmino participa falando de empreendedorismo e do seu trabalho no
Tour Favela e Eventos Culturais.

Link do Vídeo

http://oglobo.globo.com/videos/t/todos-os-videos/v/catalogo/1807914



Por Miriam Leitão

A repórter Valéria Maniero teve a ideia e Míriam Leitão se animou. A pauta: visitar favelas do Rio para contar histórias de empreendedores locais em tempos de pacificação e ocupação. Durante três semanas, junto com uma equipe de fotógrafos — Pedro Kirilos, Fabio Rossi e Custódio Coimbra — e de cinegrafistas (Lauro Sobral e Luiz Vieira), elas andaram pelas ruas do Dona Marta, da Rocinha e do Alemão com câmeras, máquinas fotográficas, tripé e bloquinhos nas mãos.
Míriam conta que quando uma moradora da Rocinha viu a equipe toda entrando em sua casa, perguntou: “É para a coluna?” Quando soube que era uma reportagem do jornal, concluiu: “Mas se tem vídeo, vai para o site do GLOBO também.” O fato mostra que ela está antenada com as várias mídias.
— Um vendedor ambulante da Rocinha, o Simpatia, me abordou, perguntando: “O que você está fazendo aqui?” Eu disse que procurava empreendedores, e ele disse que era um e contou que tinha CNPJ — conta Míriam Leitão.
Valéria, que é repórter de Economia do blog da colunista, se dividiu nas últimas semanas. Ficou entre as emergências do blog, em tempos de crise do euro, e as horas dedicadas a ir às comunidades. O trabalho foi muito facilitado pela ajuda de Nathalia Menezes, do Descolando Ideias, do Alemão; de Marcos Barros, 
jornalista do Favela da Rocinha.com; e de Thiago Firmino, do Dona Marta. Ruth Jurberg, da Casa Civil, também ajudou, passando histórias, contatos e telefones de moradores.
O resultado desse trabalho multimídia poderá ser lido, amanhã, nas páginas da editoria de Economia e visto no site do GLOBO, num vídeo especial editado por André Vieira. Na editoria de Economia do site também há uma fotogaleria, com mais de 40 imagens feitas pelos três fotógrafos do jornal, mostrando os empreendedores e as favelas visitadas.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Folia de Reis do Santa Marta



Vamos relembrar um pouco da Folia de Reis, tradição de longa data aqui na Favela Santa Marta coordenada por mais de 30 anos por José Diniz que foi mestre da Folia de Reis. 


Trazida ao Brasil pelos portugueses, a folia é celebrada todo ano, de 25 de dezembro a 6 de Janeiro (Dia de Reis), nas cidades do interior fluminense, e até o dia 20, feriado de São Sebastião, no Rio de Janeiro. Em 2004, José Diniz levou a tradição para mais quatro faveas da cidade - Mangueira, Maré, FOrmiga e Tavares Bastos. No Santa Marta, são varias festas pelos becos e cadas da favela.



"O morro fica uma loucura e as crianças adoram. Mais a folia quase morreu por causa do crescimento dos evangélicos . Hoje em dia é até dificil encontrar familias que tem presépios em casa ", admite José Diniz, que puxa s versos da folia acompanhado por até 18 integrantes, entre pastores, intrumentistas e palhaços (que na festa representam os soldados de Herodes).
"Os evangélicos conhecem a gente e respeitam. Enquanto teve voz brigou para a tradição não acabar ", disse José Diniz mais conhecido coo Zé Diniz.

Assista o vídeo feito em 2004 e a fotos
         









Fotos Thiago Firmino





Fonte: Favelatemmemoria