quinta-feira, 28 de março de 2013

2 SEMANAS NO MORRO (documentário)

     
 Santa Marta: Duas Semanas no Morro from Poa Resiste on Vimeo.

Este filme foi produzido no final da década de 80, durante duas semanas que a equipe do filme manteve-se no Morro Santa Marta, favela localizada no bairro de Botafogo no Rio de Janeiro, para falar sobre violência e discriminação sofridas pelos moradores por diversos meios.
Durante todo o documentário, o diretor deixa claro as condições de baixo custo das filmagens. Logo no início ele coloca cartazes no morro para moradores interessados em contar suas histórias de violência e discriminação. Sendo esses depoimentos o encadeamento do filme e como este é organizado. As pessoas entrevistadas fortalecem a tese apresentada pelo diretor com fatos de como é a vida na favela. Também é importante reiterar que algumas entrevistas foram feitas na associação de moradores, e são nesses espaços que os depoimentos são apresentados de forma mais veemente.
Um momento importante na defesa da tese do filme é quando um dos depoentes do documentário reclama ao policial sobre a forma como os favelados do morro são tratados. Esta depoente, que no caso é uma mulher, defende que existem pessoas boas e pessoas más em qualquer lugar e que o morro não foge desta premissa, logo os favelados não devem ser tratados com violência. Durante esta cena o diretor deixa que o telespectador perceba a presença da câmera no momento da reclamação, mesmo assim, não há interferência em nenhum momento na reclamação da mulher. Conseguindo assim, um depoimento bastante fiel da realidade.
Outro ponto importante é a visão dos jovens desta comunidade, pois ao mesmo tempo em que eles gostam do lugar onde vivem, eles aceitam suas condições subumanas de viver, os entrevistados ainda afirmam não ter expectativa de vida de qualidade e acabam por tratar seus sonhos profissionais apenas possibilidades distantes.
Resumidamente, o documentário mostra a violência da forma mais simples: com o relato de quem as vive. Opção que dá ao diretor o grande mérito de prender a atenção dos telespectadores com histórias dos personagens que vivem aquela realidade.
“Morar no morro para mim é felicidade Eu levo a vida na maior tranqüilidade No meu barraco a tristeza não mora Porque lá  em cima a alegria é toda hora Tudo é beleza ó quanto esplendor O morro tem um panorama inspirador Se não a credita venha ver de perto suba lá O morro é um verdadeiro paraíso aberto”
Samba Enredo de 1987 — Capitães de asfalto — G.R.E.S. São Clemente (Composição: Izaías de Paula, Jorge Moreira e Manuelzinho Poeta)


quinta-feira, 21 de março de 2013

Da Favela pro Mundo

Olá amigos, parceiros e turistas.

Estou na Colômbia em Cartagena, simmmmmm!!!
Uma mega oportunidade que aconteceu e fui indicado para falar sobre o Favela Santa Marta Tour aqui em Cartagena em um Forum sobre Turismo Responsável e Sustentabilidade.
Da favela pro mundo a gente vai ampliando horizontes e assim fazendo um trabalho com qualidade dentro da minha favela e assim sendo reconhecido e convidado para falar sobre nossa experiência aqui na Colômbia, onde estou ajudando e visitando outros projetos pela região.


Estarei aqui do dia 20 até dia 24 de Março. os interessdos no Tour na Favela entrar em contato por email que nossa equipe estará agendando tudo.




AGENDA em Cartagena
 
2:30 – 3:00: Presentaciones de las entidades anfitrionas:

- Cámara de Comercio de Cartagena
- Acotur
- Corporación de turismo de Cartagena
- This is Cartagena
- Nueva Lengua

3:00 – 4:00: Presentaciones de los panelistas

-  Juan Ignacio Marambio - Travolution - Chile
-  Thiago Firmino - Favela Santa Marta Tour - Brasil
-  Sara Diestro - Asociación Civil pro Niño Íntimo - Perú
-  Regina Cabral - Formaçao - Brasil
-  Esteban Reyes - Hotel Escuela El Habitante - Colombia

4:00 – 5:30: Mesa redonda

5:00 – 5:30: Preguntas del público




Fotos da Cidade de Cartagena na Colômbia




segunda-feira, 18 de março de 2013

Turismo em Favela, exemplo a ser seguido!



Há mais ou menos um ano atras, empreendedores vieram conhecer a Favela Santa, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ao chegar lá fomos recepcionados por um cara muito alto astral. O conhecia apenas pelo Facebook, foi um encontro emocionante, pois, estava ali diante de mim um jovem que ama a sua Favela e com um desejo imenso de mudar a sua realidade e de tantos outros jovens, que assim como ele, foi privado das oportunidades... Chegamos lá por volta das 15:00 hrs, estava uma tarde linda, subimos de plano inclinado e logo de cara uma bela vista, com a benção do Cristo Redentor ao fundo, simplesmente demais. 
Thiago Firmino, recebendo a nós com um sorriso magico e encantador, sua câmera ao pescoço, e uma vontade danada de nos mostrar o seu lugar, que tanto tem encantado pessoas do mundo todo, desde o Rei do Pop, Michael Jackson a Alicia Keys. 
Cara, foi muito importante para nós daqui do Complexo do Alemão aquela visita naquele dia. Foi ali que falei comigo mesmo:

 "Quero um dia, fazer o que o Thiago esta fazendo, mostrar a Favela e ainda por cima ganhar uns trocados, rsrs".

 Posso afirmar, meu irmão, foi naquele dia que tudo aconteceu, Thiago foi e é a nossa fonte inspiradora, o grande exemplo a ser seguido no quesito de "Turismo na Favela", você é da Favela, vive em uma e sabe o que esta falando e fazendo. 

Muito obrigado pelo belo trabalho que esta construindo no Turismo em Favela no Rio de Janeiro.

Cleber Araujo - Complexo do Alemão

_________________________________________________________________________________
Resposta

Muito feliz em poder receber esse grande texto desses grandes amigos lá do Complexo. Hoje eles são referência no Turismo no Complexo do Alemão.
Gratificante poder saber que de uma forma ou outra eu pude ajudar, incentivar e fortalecer nossos amigos de outras favelas, que hoje já são uma potência fazendo o tour e passeios no Complexo.
Segue o link de um vídeo que acabou de passar hoje na Globo News falando do trabalho desses amigos queridos. Obrigado pelo lindo texto galera. Gratificante poder guardar esse texto comigo pra sempre.

Thiago Firmino - Favela Santa Marta Tour

Vídeo da Globo News com a galera do Complexo do Alemão.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Jornal Meia Hora fala do Favela Santa Marta Tour

Mais uma matéria para a coleção.
Novamente no jornal falando sobre o Favela Santa Marta Tour e sobre meu trabalho com Turismo, Cultura e Entretenimento no Santa Marta. Fico muito feliz por 2 páginas dentro do Jornal Meia Hora de Domingo dia 03 de Março de 2013.
Meu blogger chegou a 61 mil visitas em Março e é o número 1 de pesquisa no Google quando se fala em Santa Marta. 
5 mil visitas por mês no blogger é de alegrar e dar mais energia para nosso trabalho que é de qualidade. Esperamos novos visitantes com mais 1 matéria.
Não conheçe o Santa Marta?? Venha conhecer e fazer o tour, trilha ou curtir uma festa na favela.

Thiago Firmino