If you are looking for a guided experience in a favela with a company that is from within the favela then you are in the right place. Promote your tour with who knows the favela and was raised in it.
Ensure your seat in this tour! Contact +55(21)99177-9459 (whatsapp) or favelasantamartatour@yahoo.com.br
Um super trabalho realizado pela galera do SUL. Me convidaram pra participar dessa matéria toda em quadrinhos sobre a pacificação e sobre o Santa Marta. Muito bacana e a cada entrevista que participo quando solicitado (quase que semanalmente) sempre aparece coisas novas e surpresas. E essa agora virei até personagens em quadrinhos. hehehehe
Não gostaria de começar meu relato com um clichê, mas a visita ao Morro Santa Marta realmente foi algo inesquecível! Subimos de bondinho até o topo do morro, facilidade que os moradores e os turistas têm para se locomover, afinal é uma escadaria enorme! É um lugar cheio de história, com moradores queridos e uma visão privilegiada da linda cidade do Rio de Janeiro.
Eu e minha família pudemos ver onde filmes como Tropa de Elite e Velozes e Furiosos foram gravados, o que foi extremamente interessante! Mas o que mais me emocionou foi sem dúvidas fazer todo o trajeto que Michael Jackson fez em 1996 quando foi filmar "They
Don't Care About Us" no morro Santa Marta. Não pude conter as lágrimas quando pisei na laje onde ele filmou, onde hoje existem belas homenagens da comunidade, um lindo mosaico na parede e uma estátua de Michael. E foi inesperado por mim ver a assinatura dele na parede de uma das casas e tirar fotos nos lugares exatos da filmagem do video clipe. Para uma fã que o admira não só pela sua genialidade musical mas principalmente como o ser humano maravilhoso que foi, mesmo depois de tantos anos que ele esteve alí, é muito emocionante. Foi muito divertido ao chegar em casa assistir aos filmes, ao clipe e reconhecer os locais, a visita nos trouxe muitos sorrisos. Descer as escadas da favela foi uma experiência única, gostaria que mais brasileiros visitassem Santa Marta, afinal não há motivos para nao ir, pois existe um tour muito bem organizado na favela e quem sabe o preconceito que ainda existe sofreria um extermínio, pois o ambiente do Morro Santa Marta é mais agradável do que muitas outras áreas do Rio de Janeiro e de outras cidades
Agradeço ao Thiago Firmino, por ter nos recebido com tanto carinho e por ter sido o guia do nosso tour, que nos deu muita atenção, não deixando de contar nenhum detalhe do que já aconteceu no Morro Santa Marta, eu e minha mãe conhecemos o Thiago a um bom tempo atrás pela internet e mantemos contato até surgir a oportunidade de ir ao Rio, agendamos com ele pela internet, e confirmamos por telefone já no Rio de Janeiro, tudo com a maior segurança. E deixo aqui em nome de toda a minha família um enorme abraço a todos do Morro Santa Marta, que Deus esteja sempre com vocês. Esperamos voltar em breve!
Moro em Santa Catarina na cidade de Itajaí e a um pouco mais de 2 anos venho mantendo contato com Omer Michael J. Bhatti, que tem Michael Jackson como mentor, não citarei aqui os rumores e especulações por respeito à vida particular de Omer, e também porque esta não é a minha intenção ao fazer trabalhos com ele. Omer Bhatti, que atende pelo nome artístico O-Bee, passou sua infância e adolescência se apresentando em shows, programas de TV, e sendo fotografado com o Rei do Pop ao redor do mundo, quem o descobriu como artista. Como mentor de Omer, Michael ensinou a ele a arte da dança e do entretenimento, levando Omer a criar seu próprio estilo. Hoje, artista da Universal Music, O-Bee está trabalhando para o lançamento do seu primeiro EP que será durante o inverno de 2012. Seu primeiro single "Life is a Movie" tem a letra extremamente pessoal e seu primeiro video clipe foi dedicado a Michael Jackson, você pode assistir no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=uHpK5lk5C0M. Na descrição do vídeo você encontrará a letra da música, e o link do site oficial OmerBhatti.com onde estão todas as redes sociais e formas de se contactar com este talentoso rapper e dançarino. E nós, brasileiros, teremos O-Bee em breve em nosso país, além da admiração imensa que ele tem pelo Brasil, já estamos trabalhando nisto e em projetos interessantes aos fãs brasileiros que devem ocorrer antes da vinda dele ao Brasil.
O primeiro Festival Santa Marta Canta Geral rolou no domingo, dia 27, na quadra do Santa Marta. O grande vencedor do festival foi o grupo Puro Acaso, que levou os prêmios de Melhor Música.
Parabéns a todos os participantes.
A festa foi super bacana, revelando e incentivando novos talentos tanto de favelas quando dos bairros visinhos.
Mesa de juri peso pesado, como Sandra de Sá, Regina Casé, Marcelo Arar, Marckson Muller, entre outros.
Baile da banda A Quebrada, que acontece dia 11 (sexta-feira) na Quadra do Santa Marta, terá as participações de Sandra de Sá, DJ Corello, Dj Thiago Firmino, do cantor Qinho e DJ [montano] VJ
A noite do próximo dia 11 vai ser curta para quem gosta de sambalanço. Tudo por causa da banda A Quebrada, que comandará o baile de mesmo nome na Quadra da Mocidade Unida do Santa Marta, em Botafogo. Formada por varios jovens do Santa Marta e participantes do Projeto Villa-Lobinhos com direção musical de Vini Lobo, a banda promete fazer todo mundo sacolejar, deixando gostinho de quero mais. No repertório, sucessos de grandes nomes do swing-sambalanço como Tim Maia, Jorge Ben, Bebeto e Simonal. Quem consegue ficar parado ao som de “W/Brasil”, “Olhos coloridos”, “Carolina”, “Namoradeira”, “Balança a pema”, “Rio 40º” e “Aquele abraço”?
A abertura do baile, às 22h, será comandada por Dj Thiago Firmino e DJ Corello, mestre das carrapetas nos “bailes black”. Em seguida, A Quebrada sobe ao palco, com destaque para as participações de Sandra de Sá e Qinho. O DJ [montano] VJ fecha a noite.
Serviço
Local: quadra da Mocidade Unida do Santa Marta
Horário: a partir das 22h
Ingressos: R$ 20 (podem ser comprados antecipadadamente no posto Shell da Rua São Clemente, 295, das 8h às 22h); na hora, na Mocidade Unida do Santa Marta.
Tive acompanhando os ensaios da banda A Quebrada e é coisa de louco. Poder ver jovens talentos do Santa Marta unidos com a galera do asfalto fazendo um som super bacana é de ter orgulho de ser do Santa Marta e mais orgulho ainda que a galera vem tocando pesado tambem o SwuingSambalanço.
Muito interessante, dançante e estigante o ensaio quinta feira dia 10 de Novembro, 1 dia antes da grande estreia da galera na quadra do Santa Marta.
Vamos apostar nessa galera, pois o som é show. O Swuing é danado de bommm.
Conheci essa grande pessoa que é o Fabio Ramalho da TV Record em uma visita no Santa Marta. Conhecemos toda a favela, jantamos e papeamos bastante junto com outro amigo. Levei ele pra participar do meu programa na Radio Santa Marta que foi um sucesso. Fabio resolveu voltar a favela pra mostrar essa história interessante que mostrei a ele. Leia a entrevista que fiz com ele e o vídeo da Tv Record.
Alcemar dos Santos 46 anos e 20 anos de Santa Marta resolveu fazer algo diferente e inovador em sua casa. Tinha muita vontade de ter uma casa na favela que fosse uma espécie de um museu. Ele ficou preparando isso um tempo e comentou - Na favela só tem birosca, não tem cinema e teatro. Ai ele teve essa ideia, mais a ideia dele rolou na epoca que o tráfico tava na comunidade e quando constantemente tinham tiroteios, quando ninguem quase podia subir na favela tranquilamente. Ele resolveu fazer algo diferente e chegando um tempo a casa ia ficar conhecida. Agora com os novos tempos as coisas estão melhorando, ele ficou esquematizando como a casa seria. A casa tem coisas diferentes e interessantes e com muitas historias disse Alcemar.
Porta com foto de Joãozinho 30. A porta tava sem vida ai ele deu um jeito. Arreia de praia com cola de madeira tingido de verde. Arte chinesa diz Alcemar.
Adora comprar coisas no brechô pra enfeitar a casa mais quando comprou um telefone pra revender, restaurou o telefone pra vender, ai funcionou e não quis vender mais. Diz ser apaixonado por coisas antigas e se sente super bem com a casa desse jeito.
Alcemar ganhou um saco de moeda, moedas do mundo todo de um amigo de uma firma, tava fazendo obra e teve uma ideia mirabolante. Não tinha tempo de pintar e ajeitar mais a casa ai resolveu colocar as moedas em toda a parede. Algumas pessoas acham ele meio louco mais ele garante quem gosta de arte vai gostar da minha casa.
O chão é assim, depois que ele passou a pisar no dinheiro no chão as coisas começaram a melhorar. Ele deixa algumas notas soltas no chão. Mais garante que sua mulher não deixa colocar muito dinheiro no chão que ela começa a catar tudo. afirma.
Pinico - a casa dele vivia cheio de cervejeiro, a galera que adora beber uma boa cerveja, fazer um batuque. Como as pessoas que bebem muita cerveja usam muito o banheiro, ele resolveu colocar os marmanjos pra mijar no piniquinho, já que as mulheres demoravam muito pra ir ao banheiro ele resolveu colocar esse piniquinho no segundo andar só para os homens. E ainda tirava um sarro dos amigos dizendo pra eles irem mijar no piniquinho.
Alcemar dos Santos Braz diz ter 2 nomes. Na favela como é conhecido por confeccionar chinelo ele é chamado de Alcemar. Na rua como é conhecido como restaurador de móveis ai é conhecido como Braz.
Na epoca ele tava desempregado assistindo um programa de televisão e passou um comercial de uma máquina de fazer chinelos. Ficou encantado e sismou em comprar pra fazer as sandalias em casa. Foi pra são Paulo ficou 2 dias pra aprender a fazer sandálias em um pequeno curso por lá. Depois voltou pro Rio, comprou a máquina com um rapaz que pediu pra ele fazer primeiro o deposito em uma conta e esperar 1 semana. Ele não conseguiu mais durmir depois desse depósito achando que teria tomado uma volta do rapaz. Na epoca custou 1,500 reais que ele depositou na conta do vendedor, onde ficou tão ansioso e com medo de não ter mais a máquina e o dinheiro de volta. Mais finalmente a máquina chegou no prazo correto para alivio de Alcemar, que já tava ficando tenso com a compra desse equipamento. Enfim deu tudo certo.
Antes não tinha muito trabalho, depois começou a pintar trabalhos, mais garante ele que não foi nada fácil. Teve muita dor de cabeça pois saiam todas erradas e demorou mais ou menos 1 ano para fazer perfeitamente as sandálias.
Ágatha abraçada curtindo a Estátua do Michael Jackson
Após a morte do Michael Jackson a admiração, que já era muito intensa, atingiu proporções ainda maiores
na vida da Ágatha. Tornou-se então uma fã fervorosa de todo o trabalho desse artista singular.
Quando soubemos da inauguração da estátua do Rei do Pop no Morro Santa Marta, imediatamente pensamos em presenteá-la com uma visita ao local onde o mesmo pisou e de onde emocionou a todos com a sua simplicidade e genialidade.
Por motivos diversos não podemos materializar nossa vontade em fazer uma surpresa tão valiosa para a Ágatha no ano de 2010, mas não esquecemos do assunto e o adiamos por mais alguns meses.
Após uma longa espera o mês de agosto, mês de seu aniversário chegou.
Como não conhecíamos ninguém no Morro Santa Marta resolvemos entrar na internet e procurar a melhor forma de realizar a tão desejada visita. Neste momento, confesso, que a vontade já tinha contagiado toda a família e amigos.
Após algumas pesquisas encontramos um nome: Thiago Firmino. Achamos! É ele que vai nos levar.
Entramos em contato com o Thiago e marcamos tudo sem a aniversariante (Ágatha) saber: Dia, hora e local. Falamos com as amigas dela e pronto! Tudo certo para o grande dia!
No dia anterior a visita disse para a Ágatha que precisaria da sua ajuda e que também precisaria da ajuda de suas amigas em uma determinada situação. Prontamente ela confirmou presença. Para alívio de todos.
Saímos do Méier em direção ao Morro Santa Marta e ela não desconfiando de nada.
Entramos na Rua São Clemente. Estamos bem próximos e...chegamos.
Pergunto para a Ágatha: Reconhece esse lugar? Antes que pudesse responder lhe dei a notícia: Estamos no Morro Santa Marta, vamos visitar a estátua do Michael Jackson!!
Laje Michael Jackson
Durante alguns minutos permaneceu em choque pela notícia e afirmava de forma contundente que tudo aquilo era mentira, enquanto todos nós ríamos da situação.
Digamos que a ficha só caiu quando todos nós encontramos com o Thiago Firmino, que já nos aguardava com um sorriso no rosto e pronto para nos guiar pelo mundo da cultura.
Mirante Pedrão
Após as devidas apresentações começamos a participar da história do Morro Santa Marta com todos os seu detalhes, narrados e vividos com muita propriedade por Thiago.
Conhecemos os problemas causados pelo descaso dos nossos governantes, preocupados em maquiar as verdadeiras necessidades dos moradores para as pessoas que tomam conhecimento de tudo que acontece em nossa cidade apenas pela TV.
A cada ponto que parávamos conhecíamos mais as histórias, as particularidades com um cenário deslumbrante ao fundo.
Ao chegar ao ponto onde se encontrava a estátua do Michael Jackson todos ficamos em êxtase, pois não era simplesmente uma visita, tudo em volta agora fazia parte de um grande contexto, muito mais complexo do que imaginávamos.
A beleza, o empreendedorismo, a simpatia, eram alicerces que aos poucos foram se revelando em uma incrível viagem. Simplesmente fascinante, espetacular e singular.
Conhecer o Morro Santa Marta foi muito mais além de nossas expectativas.
Só temos a agradecer ao Thiago Firmino pela gentileza e simpatia por ter nos conduzido por esse maravilhoso mundo cultural e nos ensinado com toda a sua simplicidade e empreendedorismo.
Texto: Aldo Melo (Padrasto)
Na foto Padrasto, Mãe, Ágatha e seus amigos na Praça Cantão
A galera no corredor onde Michael Jackson gravou na favela.
O francês campeão mundial de Football freestyle Arnaud “Sean” Garnier veio na Favela Santa Marta hj a tarde gravar trechos do seu clip na favela.
Ee que tá hj no Circo Voador junto com Neymar e Pelezinho para julgar mais um campeonato da RedBull Street Style.
Um dia que vai ficar na memória das crianças do Morro Santa Marta. Distribuição de presentes, pula-pula, piscina de bola, pipoca, refrigerante e shows levaram quase mil pessoas para o campinho de futebol localizado na parte mais alta da comunidade. A festa de comemoração pelo Dia das Crianças começou às 9h, teve um intervalo para o almoço e só terminou às 18h. Um dia inteiro de alegria, sorrisos e muita diversão. Mas o dia não foi apenas de brincadeira. Também teve espaço para os meninos e meninas cuidarem da saúde. Segundo os organizadores, foram feitos 304 atendimentos de Quiropraxia – técnica de diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas na coluna. Depois que passavam pelos médicos, as crianças recebiam pulseira para brincar. Só assim poderiam entrar nos brinquedos.
- É importante ter uma avaliação da coluna dessas crianças. Depois elas podem brincar. A procura está sendo bem legal e todos adoraram passar aqui pelo pessoal da Quiropraxia – explicou o morador Thiago Firmino, que participou da organização do evento.
Quando não estavam brincando na piscina de bola, no pula-pula ou descendo de rapel, as crianças aproveitavam para comer cachorro quente, pipoca ou beber refrigerante. Mas elas fizeram a festa mesmo na hora de pegar os presentes. A empresa Casa e Vídeo (que abriu uma loja dentro da comunidade) distribuiu aproximadamente 1.200 brinquedos e 2 mil revistinhas Recreio.
A festa também teve seu momento cultura, com uma pequena apresentação de sapateado. Improvisando um tablado no chão de madeira, Steven Harper e Max Pollak, dois dos maiores nomes da dança no mundo, mostraram um pouco do show Double Duo. Tudo ao som do saxofonista americano Paul Carlon.
- Estou muito feliz de participar desse evento. Montamos um palco de madeira, com as crianças em volta, trouxe meus amigos americanos e tenho certeza que eles vão lembrar sempre desse evento – comemorava Steven, em um português bem claro.
- É muito bom estar aqui no Santa Marta, gostei muito de fazer essa apresentação no Dia das Crianças. É muito legal tocar para as crianças da favela – comemorava em portoinglês o saxofonista Paul.
A festa terminou ao som de funk. Quando os meninos do grupo Os Ousados apareceram na escadaria que dá acesso ao campo, a gritaria começou. A meninas ficaram enlouquecidas. O show foi rápido, mas suficiente para colocar todo mundo dançando. Depois foi a vez da funkeira Tathy Kiss subir ao palco e cantar alguns sucessos.
- Antes a festa era feita de outra forma. Agora foi organizada por nós, moradores da comunidade, sociedade e empresários. Todos juntos, buscando uma melhor qualidade de vida para as crianças do Santa Marta. Promovendo um evento desses, estamos evitando que no futuro elas estejam envolvidas com o crime – comentou José Mario, presidente da associação de moradores.
Quando a noite começou a chegar, a estrutura foi toda desmontada e as pessoas começaram, aos poucos, a voltar para casa. Foi o fim de um dia que as crianças não vão esquecer tão cedo…
Veja o que moradores e visitantes acharam da festa:
Jéssica: Acho muito importante essa iniciativa, já que muitas crianças do morro não têm uma mãe ou um pai com condições de dar presente ou um dia de alegria. As crianças estão muito satisfeitas e felizes.
Rosângela Maria Dias: Gostei muito da festa e gostaria que ela se repetisse em outras oportunidades. Meus filhos se divertiram, dançaram muito e gostaram. Acho que a festa foi nota mil.
Maria de Lourdes: estou achando essa festa maravilhosa porque as nossas crianças merecem. as mães também, porque pelos nossos filhos nós viramos criança de novo. é muito bom a gente participar dessa festa junto com as crianças. eu gostei, é maravilhoso.
Rosana: Gostei muito da festa. Muitas mães não têm dinheiro para dar presente aos filhos, inclusive eu. Foi bom porque as crianças se divertiram e ganharam presente. Não tinha coisa melhor.
Bernardete: Eu adorei a festa e peço que ela se repita mais e mais vezes. Achei sensacional, eu até partipei da dança.
Verônica: Esse evento está maravilhoso, ainda mais por acontecer aqui no pico, onde as crianças normalmente são esquecidas. Está fácil de ver a felicidade delas aqui hoje.
Vanessa, do Hub Rio: Adorei fazer a brincadeira de fotografia com as crianças. Esperava algo menor e quando chegamos era uma festa imensa, com muita cor e energia. Superou muito as minhas expectativas.
Rodrigo, do Rapel: Foi um grande prazer participar, a festa estava ótima e, sempre que tiver, conte com a gente.
Veja mais fotos do evento:
VÍDEO DA FESTA EM 2011
Realmente fiquei impressionado em ver que uma simples idéia que tive e sismei em fazer uma festa unindo forças e no final eu vejo isso esssa integração gigantesca.
Agradecer a todos que contribuiram financeiramente, braçalmente, psicologicamente, kakakak de todas as formas pra JUNTOS fazermos essa grande festa que era ver as crianças do pico pulando de alegria.
Muito bom....E com essa arrecadação feita na internet iremos fazer mais outras 2 festas na comunidade direcionada as crianças.