quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Folia de Reis do Santa Marta



Vamos relembrar um pouco da Folia de Reis, tradição de longa data aqui na Favela Santa Marta coordenada por mais de 30 anos por José Diniz que foi mestre da Folia de Reis. 


Trazida ao Brasil pelos portugueses, a folia é celebrada todo ano, de 25 de dezembro a 6 de Janeiro (Dia de Reis), nas cidades do interior fluminense, e até o dia 20, feriado de São Sebastião, no Rio de Janeiro. Em 2004, José Diniz levou a tradição para mais quatro faveas da cidade - Mangueira, Maré, FOrmiga e Tavares Bastos. No Santa Marta, são varias festas pelos becos e cadas da favela.



"O morro fica uma loucura e as crianças adoram. Mais a folia quase morreu por causa do crescimento dos evangélicos . Hoje em dia é até dificil encontrar familias que tem presépios em casa ", admite José Diniz, que puxa s versos da folia acompanhado por até 18 integrantes, entre pastores, intrumentistas e palhaços (que na festa representam os soldados de Herodes).
"Os evangélicos conhecem a gente e respeitam. Enquanto teve voz brigou para a tradição não acabar ", disse José Diniz mais conhecido coo Zé Diniz.

Assista o vídeo feito em 2004 e a fotos
         









Fotos Thiago Firmino





Fonte: Favelatemmemoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário