Santa Marta chega a ser o segundo lugar mais disputado em uma agência de turismo
MATÉRIA do SITE da RECORD ( R7.com )
Com o avanço das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) em favelas cariocas, essas comunidades entraram de vez na rota turística da cidade. A fórmula para atrair cada vez mais turistas é a bela vista panorâmica da capital e a segurança proporcionada pela polícia. O R7 visitou as comunidades do Santa Marta (Botafogo, na zona sul) e do Chapéu Mangueira(Leme, na zona sul) e ouviu de guias locais e agências de turismo que a procura de estrangeiros e de moradores do Rio de Janeiro é crescente.
O Santa Marta, primeira comunidade a ganhar uma UPP, em dezembro de 2008, é o segundo passeio mais procurado na agência de turismo Jeep Tour. De acordo com Rafael Ricci, diretor da agência, a favela só perde para o Corcovado. Nos últimos oito meses, a empresa diz ter levado 1.500 pessoas para conhecer essa comunidade.
- O lugar se tornou mais uma opção de turismo, além do Cristo e do Pão de Açúcar. Além da curiosidade dos turistas, o apelo da UPP fez o produto ficar mais interessante e deve ser valorizado, pois ajuda a perder o medo, que sempre foi tão característico nesses locais.
Os estrangeiros procuram mais a agência do que os brasileiros, que chegam à comunidade por conta própria e são atendidos por guias locais, como Thiago Firmino, morador do Santa Marta nascido e criado no local. Ele, que cobra R$ 25 por pessoa pelo passeio, conta que atende até 50 turistas por dia em períodos de alta temporada, como o Carnaval e o Réveillon.
- Faço panfletagem na praia. Criei um blog sobre a comunidade, faço os cartazes de divulgação do meu trabalho e ainda fiz um crachá. Isso tudo sem ajuda nenhuma do governo.
Estátua do Michael Jackson
Firmino defende que é melhor conhecer o Santa Marta com um morador do que com um guia, que pode não conhecer tudo do local. Logo na subida da favela fica evidente que o guia, simpático e falante, se destaca entre os cerca de 6.000 moradores da comunidade. Antes de pegar o bondinho, que leva cinco minutos para chegar ao ponto mais alto do morro, Firmino é parado por pessoas que pedem informações sobre o ponto mais famosos do Santa Marta.
- A laje onde tem a estátua do Michael Jackson é o lugar procurado pelos turistas. Vir na comunidade e não passar na laje é como viajar e ficar dentro do hotel.
O lugar foi uma das locações do clipe They Don’t Care About Us (Eles não ligam para a gente, na tradução do inglês), gravado em 1996 no Santa Marta pelo cantor. No local, um grupo de americanos tirava fotos ao lado da escultura, levada à comunidade após a morte do cantor em junho de 2009. A turista Eve Trkla foi com os dois filhos visitar a comunidade.
Após conversar com o tradutor dos americanos, Firmino, que "arranha" no inglês, comenta que a pacificação melhorou as condições de vida e de trabalho na favela.
- Nunca tínhamos ido a um lugar como esse. Achei muito interessante e a vista é realmente linda. O passeio vale a pena.
- Eu sou guia desde 2007. Uma vez fiquei preso dentro da minha casa com um grupo de gringos, porque o tiroteio estava comendo solto. Hoje, não tem mais isso aqui. Não tem mais armas na favela. Meu filho brinca o dia todo por aí e eu não fico mais preocupado.
E é justamente a segurança o principal fator que permite o acesso dos turistas ao Santa Marta, que conta atualmente com policias e nove câmeras vigiando o local. Apesar disso, o morador reclama que falta infraestrutura e eventos para os turistas.
- Não tem banheiros químicos, por exemplo. Quando os gringos estão precisando fazer xixi, a gente apela para a casa dos vizinhos. Além disso, não tem lazer que mantenha eles aqui na favela. Eles vêm tirar fotos e vão embora. Precisamos de lazer como feijoada, rodas de samba e até o extinto baile funk.
Apesar dos problemas, Firmino registra todos os momentos do Santa Marta em fotos e documentários, com dinheiro do próprio bolso, e quer tombar barracos para preservar a história da comunidade.
Fabio Ramalho apresentador do Hoje em Dia da Record com estrangeiros conhecendo o Santa Marta.
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